MODA

23/04/2012

Coleção de jovem designer ítalo-brasileiro Jonathan Scarpari está na GQ Itália

Editorial foi fotografado exclusivamente por Ricardo Hegenbart

Da redação

Um jovem estilista brasileiro mas com raízes italianas. Essas raízes ficam evidentes no trabalho desenvolvido quase que artesanalmente em Porto Alegre/RS por Jonathan Scarpari. Ao olhar as peças da coleção, sentimos as caracteríscas da alfaitaria italiana em seu trabalho. Enfim, são sua raízes. Reconhecendo esse jovem talento brasileiro, a GQ Itália mostra para o mundo o trabalho de Jonathan Scarpari através da matéria publicada hoje (23/4), por Stefano Guerrini e algumas peças da coleção clicadas pelo fotógrafo Ricardo Hegenbart.

 

 

Confira a tradução da entrevista concedida a Stefano Guerrini da GQ Itália:

Primeiro de tudo você poderia dizer quando é que tudo começou? Era algo de moda que você sempre quis fazer? Você estudar moda na escola? Qual é o caminho que o levou a uma coleção com seu nome?


Fui estudante de química. Cursei até o antepenúltimo semestre da faculdade. Depois de ler e adquirir muito sobre moda, onde sempre foi minha verdadeira paixão, deixei de lado a ciência, os copos de Becker e balões volumétricos... Bom, meu envolvimento com a moda surgiu em 2007. Comecei fazendo um curso no SENAC e daí fui fazendo mais cursos e participando de projetos. Nesse tempo de curso um look que criei e desenvolvi foi escolhido para estampar a campanha publicitária do SENAC para o Primeiro curso Técnico de moda do RS. Bom, me apaixonei. Contudo iniciei a graduação de Moda no UNIRITTER.Com o tempo foram surgindo trabalhos e envolvimento com a moda mais próximos. Trabalhei com Helen Rödel  ( pessoa fascinante e que só tenho a agradecer) e depois disso que investir e criar minha própria identidade. Sempre fui apaixonado por moda masculina e vi um meio de colocar essa paixão através de minhas criações. Tudo foi crescendo. Minhas peças são exposta na VOGA Loja Galeria de São Paulo e no Gabinete de Curiosidade em Porto Alegre. Um dos últimos acontecimentos foi o prêmio de melhor vídeo de moda que retrata a coleção, que foi apresenta  recentemente no Donna Fashion Iguatemi. Com esse prêmio estaremos exibindo o novo vídeo da coleção de verão na Casa de criadores , São Paulo, em maio de 2012.

Defina seu estilo?
Meu estilo. Difícil responder a vocês. Sou ponderado. Gosto de mesclar peças que tenham um enorme impacto com peças que passem um conservadorismo. Adoro fazer isso nas minhas vestimentas. Acredito que isso segue no meu modo de criação e ver a moda.

Qual é o público alvo para as suas roupas? De onde vem suas inspirações?
Meu público é o público que gosta e entende moda. Aprecia. Gosto de pessoas que se encante pelas peças e no olhar conseguimos identificar.  Que passe emoção.

 




De onde vem suas inspirações?
Meu processo criativo se desenvolve totalmente ao longo da coleção. Começa na idéia principal e vou amadurecendo ela, fazendo testes e pesquisas até se materializar. Ela se estende muito além. Antecipa até mesmo antes do desfile de tão intensa que é. Minhas grandes influências são de minhas gerações. Sou de família italiana e fui criado sempre em ambiente campesino. Sempre ouvi muito minha avó cantando, falando italiano.  Meus avôs tanto paternos quanto maternos são agricultores de SC e isso passou para meu pai. Fui criado no mundo do arroz, dos bovinos, das frutas, hortas, barrerais de uva, máquinas agrícola, enfim o contato muito forte com a terra, co a natureza. Isso tem uma grande influência no meu processo. Acabo sempre buscando as origens e a minha identidade. De onde vim, quem sou! Acho totalmente importante para minha vida e para a moda que procuro desenvolver.

Você é jovem, você acha que o sistema de moda ajuda a jovens designers?
Acho bem difícil. Jovens estilistas têm que fazer por merecer. Não existe muito apoio, incentivos para isso. Temos que buscar com nosso próprio suor para apresentar e mostrar nossos trabalhos.

Há personagens muito particulares que você acha que deveria agradecer por ajudá-lo até agora?
Com certeza, tenho pessoas em meu coração que sempre tiveram comigo e acreditaram e até hoje acreditam no que eu faço. Minha mãe e meus irmãos são prova disso. No caminho encontrei pessoas incríveis e amigos. Helen Rödel foi uma delas, a pessoa que me estendeu a mão em uma hora crítica de minha vida e soube valorizar meu trabalho e minha amizade.

Momento mais importante em sua carreira até agora?
Tenho vários momentos marcantes na minha vida. Sempre que paro e penso vem apenas uma imagem. Quando abrir e assisti ao vídeo da coleção. Bom, fiquei muito  mas muito emocionado e chorei. Parei por um bom tempo na mesa da cozinha e fiquei pensando em tudo que a vida nos oferece. Uma grande amiga me falou uma vez que Deus só dá a cruz para quem realmente pode carregá-la.  Não imaginei que pudesse ter feito o que fiz e sair aquela obra.São sonhos assim que fazem pequenos estilistas a acreditarem e seguir em frente.

 



Que outros designers que você procura?
Não busco esse tipo de interferência. Com certeza tenho estilista que me encantam em suas criações. Marcas como Mugler, lavin, Raf Simons, Ermenegildo Zegna

Sua definição de elegância?
Tantas formas e significados de elegância. Existem algumas que para mim são de extrema importância. Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é retribuir carinho e solidariedade. É elegante a gentileza, atitudes gentis falam mais que mil imagens... Elegante, você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para fazê-lo...

Qual o item que não pode faltar no guarda-roupa de um homem e uma que você realmente não gosta?
Não pode faltar no guarda-roupa masculino… Uma boa camisa. Bem cortada alinhada. Não existe uma peça que não goste. Acredito que todas podemos usar e acrescentar nos looks.

Diga-me algo sobre o momento criativo no seu país?
Bom, Brasil é um país com uma bagagem cultural incrível.  Temos colonização de várias partes da Europa e fora a cultura brasileira que se mistura. Creio que o momento está em expansão e que possui vários olhares de fora direcionados ao Brasil. Temos criatividade, exploramos e nos arriscamos.

 

 


 

Sonhos e projetos para o futuro?
Acredito que ao futuro pertenço. Penso que trabalhando bem e apresentando um ótimo trabalho os frutos são colhidos. Tenho isso na minha mente e no coração.

Photography: Ricardo Hegenbart (www.ricardohegenbart.com)
Model: Kaue Machado @JOY Model Management
Grooming: Sophia Barros


 


blog comments powered by Disqus


2014

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho

2013

Janeiro
Fevereiro
Março
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2012

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2011

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2010

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

VMA 2014: Os Indicados

Beyoncé lidera os nomeados, seguida por Eminem e Iggy Azalea.

Orange is the New Black – Segunda Temporada

Nós assistimos a segunda temporada de OITNB e o review você confere nesse post.

Emmy Awards 2014 | Os Indicados

Game of Thrones lidera a lista de nomeados.




Política de Privacidade | Sobre | Anuncie | Contato | Copyright © 2014 culture-se - Todos os Direitos Reservados.
viagra