ARTES

03/05/2012 13:52:34

O grande leilão de `O Grito`

Obra de Edvard Munch é leiloada em Nova Iorque e atinge recorde de vendas

Por Fabiana Langaro Loos

Hoje pela manhã, quando assisti na TV um resumo do leilão da obra O Grito, de Edvard Munch, precisei conter as lágrimas (tola eu ou coisa de artista?), que emoção!  Imagina você crescer vendo essa magnífica obra  na parede de sua casa? Foi o que aconteceu com Petter Olsen, empresário norueguês proprietário da obra, cujo pai foi amigo e protetor de Edvard Munch. O empresário, após a venda, declarou que irá utilizar a verba arrecadada para construir, além de um hotel em Hvitsten, na Noruega, um centro de artes e um museu dedicado a obras de Munch e para novos artistas, outro mundo, não? Quanta inspiração para um dia que acordou tão cinza (ps. eu amo dias cinzas, pois têm sempre um ar sereno, de muita tranquilidade).

 

 

O quadro intitulado "O Grito" do pintor norueguês Edvard Munch foi leiloado, ontem, em Nova Iorque. Sua venda alcançou 119,9 milhões de dólares e, claro, o comprador não quis ser identificado. Foi uma bela disputa, por doze minutos, até o bater do martelo. Essa era a única das quatro versões da magnífica obra de Munch que ainda estava nas mãos de particulares. As outras versões estão em museus noruegueses, disponíveis à visitação do grande público.

 


A pintura é do ano de 1895 e mostra um homem segurando a cabeça, angustiado e gritando sob um céu cor de sangue. É bastante popular, pois já foi estampada em diversos objetos, desde cadernos, camisetas, até canecas. É a versão com as cores mais vibrantes e a única cuja moldura foi pintada à mão pelo artista, que inclui um poema seu, nele Munch se descreve "tremendo de ansiedade" e diz sentir "o grande grito na natureza".


É o novo recorde mundial, superando a obra "Nu, folhas verdes e busto", de Pablo Picasso, vendido, em 2010, por 106,5 milhões de dólares. Agora, fica a curiosidade para saber quem foi o comprador e com a esperança que, em um futuro próximo, a obra vá para as paredes de um belo museu e possa ser apreciada pelos amantes da arte.

 

 

 

 

 


blog comments powered by Disqus


2014

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro

2013

Janeiro
Fevereiro
Março
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2012

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2011

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2010

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

Eles fazem a diferença na internet!

Como a nova geração usa a internet para disseminar a tolerância, o respeito as diferenças e a igualdade de direitos.

Evento inédito em SP reúne live painting, leilão, gastronomia e música

O universo psicodélico e paralelamente melhor de Daniel Ratto

Marmotas, amores e dois drinks flamejantes é o novo livro de poesia do autor, que será lançado dia 18/9 no Sarajevo, em São Paulo

Diversos artistas se reúnem em grande exposição em praça pública de São Paulo

Obras são resultado de oficinas realizadas pelo Projeto Sistema Ecos




Política de Privacidade | Sobre | Anuncie | Contato | Copyright © 2014 culture-se - Todos os Direitos Reservados.
viagra