ARTES

20/09/2011 13:25:36

Rino Mania chega às ruas de São Paulo a partir de hoje

São 60 esculturas de rinocerontes na capital e outras 15 em exposição itinerante.

Da redação

A Rino Mania vai transformar os espaços urbanos em savanas artísticas. A partir de hoje, amanhecerão nas ruas de São Paulo 60 esculturas de rinocerontes de fibra de vidro, especialmente decoradas por artistas selecionados. As esculturas vão colorir as ruas de maior movimentação, shoppings e estações de metrô da capital paulista até o dia 20 de outubro. Os endereços da exposição estão no site www.rinomania.com.br. Outras 15 peças participam de uma exposição itinerante que começou pela cidade de Itapetininga e passará por outras 10 cidades brasileiras até dezembro.

 

 

 

A Rino Mania envolve, ainda, 125 escolas públicas municipais, seus professores e estudantes. Eles estão desenvolvendo um projeto socioambiental que trabalha os conceitos de planejamento, trabalho em equipe, discussão em torno de temas socioambientais e de animais e extinção, enquanto pintam pequenas esculturas de rinocerontes “filhotes”.

 

 

O projeto foi inspirado na Rhino Mania, realizada na cidade de Chester, na Inglaterra, com realização da Wild in Art, empresa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais.

 

 

Exposições dos artistas

O Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), localizado na capital paulista, foi o ponto de partida da exposição. As 60 esculturas da exposição paulista ficaram no MUBE de 14 a 18 deste mês e estarão nas ruas de São Paulo de 20 de setembro a 20 de outubro.

 

 

Os 15 rinocerontes que participam da exposição itinerante passam pelas cidades onde estão instaladas unidades fabris e florestais do patrocinador do projeto: Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga, Botucatu e Jundiaí, no interior de São Paulo, Taquari e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Uberaba e Estrela do Sul, em Minas Gerais, Cabo de Santo Agostinho (PE) e João Pessoa (PB). Ao final do projeto, a Duratex, empresa que realiza a Rino Mania, leiloará as esculturas. Os recursos captados serão destinados a instituições sociais.

 

Exposições dos alunos

O projeto da Rino Mania envolve 125 escolas públicas municipais de 11 cidades brasileiras, seus professores e estudantes. Mais de 4 mil alunos do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores, pintarão esculturas de rinocerontes “filhotes”, que serão expostas e depois doadas às escolas.

 

 

Os principais objetivos do projeto educacional são conscientizar professores e alunos sobre a preservação de animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo, estimular a imaginação das crianças e o interesse pela aprendizagem da arte, além de disseminar a identidade cultural da região, aproximando a decoração do rinoceronte dos aspectos sociais e culturais mais relevantes da comunidade escolar envolvida.

 

 


blog comments powered by Disqus


2014

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril

2013

Janeiro
Fevereiro
Março
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2012

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2011

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2010

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

'Amarcord" de José Guedes

Com curadoria de Paulo Kassab Jr, artista plástico cearense abre exposição na Galeria Lume, em São Paulo

“Vamos pro Quarto!” do Cérebro Eletrônico

Criação e produção coletiva, “Vamos pro Quarto!” é o quarto disco da banda




Política de Privacidade | Sobre | Anuncie | Contato | Copyright © 2014 culture-se - Todos os Direitos Reservados.
viagra